Penúltima ação deste projetinho!
Desta vez, com o tema do MutEco como base, realizei uma atividade em parceria com o Ramo Lobo (seus lindos).
O MutEco deste ano, traz como tema Rio+20 e IMMA.
Nesta parte 1, vamos rever os acontecimentos desta ação, voltada para a IMMA!
Primeiro, me comprometi com o Ramo Lobinho, á auxiliar uma criança a conquistar sua IMMA. Então, mesmo esta atividade do dia 09/06 sendo a que conta para o projeto, ainda pretendo acompanhar de perto esse processo. ;)
Na tarde do sábado, encontrei os lobinhos no acampamento da Alcatéia, na Chácara do Chefe Marcos, famoso lugar de acampamentos do Grupo. Lá, primeiramente, conversei e expliquei aos lobinhos o motivo da Trilha, e a importância pra eles.
Como o objetivo era cumprir uma das etapas da IMMA para o Ramo Lobo, montei uma atividade onde eles poderiam explorar, conhecer e sentir o ambiente ao redor, os animais, as plantas, o ar, os sons. Dando uma visão geral do próprio habitat deles.
Começamos repartindo as matilhas em duas equipes, cada uma responsável por, durante o percurso, coletar objetos e carrega-los de acordo com um tema, uma teve que coletar objetos da natureza, e outra objetos que não pertenciam a natureza. Eles ficaram super empolgados, e sairam catando tudo o que viam pela frente. hHSAUHSAU
Pedro, campeão na empolgação.
1° - Encontramos um formigueiro de Formigas-Saúvas. Espécie muito abundante por aqui. Eles observaram elas, enquanto contava curiosidades sobre as mesmas. Levei algumas fotos e comparamos com as que encontramos.
2º - Achamos uma trilha de pegadas de Emas. Mais uma vez, contei aos lobinhos algumas informações sobre essa ave, e eles fascinados passaram o resto da trilha em busca de novas pegadas.
3º - No topo do morro, nos sentamos em silêncio, e cada um tentou identificar sons ao seu redor. Cada um depois, relatou o que descobriu, e discutimos as diferenças de sons que conseguíamos desvendar.
4º - Na descida, encontramos uma toca de tatu, animal muito comum nesta região. Os lobinhos já conheciam algumas coisas, e eles mesmo identificaram suas peculiaridades.
E como, para lobinhos não pode faltar diversão... rolamos morro abaixo, escorregamos de bunda no morro, corremos do Chupa-cabra, comemos bergamota! No final, até montinho levei de milhões de crianças enlouquecidas, HSUAHSUA
Na volta, fiz uma avaliação, com a ajuda da Chefe Maria, onde eles me contaram tudo o que ainda lembravam.... e lembravam praticamente tudo! Também analisamos os objetos encontrados, e eles refletiram os significados que eles traziam pro habitat natural dos animais e deles mesmo. Depois ainda, cada um contou milhares de histórias de vida, tamanha a empolgação que estavam.
O resultado de tudo isso, não podia ser melhor. Alguns até já vieram me falar que querem fazer as outras atividades pra conquistar a IMMA. E ouvir os pedidos pra levar eles de volta pro morro no outro dia, me deixou muito feliz. Com certeza, os objetivos desta atividade foram alcançados. o/No dia 10, domingo, os lobinhos fizeram outra atividade muito legal, participando do Projeto Acampamento Sustentável. Cada lobinho plantou uma árvore, assim como chefes e convidados.
Claaaro, me botaram a trabalhar, HSUAHSAUHS!
Um agradecimento especial, a chefia do Ramo Lobo pela receptividade e pelo auxílio. E ao Chefe Marcos, por nos mostrar os caminhos da selva. ;)
Lindos. ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário